
Benzo(a)pireno
Preocupação ambiental
Os Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos são uma classe de compostos orgânicos complexos de crescente preocupação pela sua ocorrência no ambiente e os seus efeitos. Os HAPs são considerados entre os poluentes atmosféricos mais perigosos devido ao seu carácter carcinogénico e mutagénico.
Além disso, apresentam um elevado tempo de semi-vida, sendo por isso, poluentes orgânicos persistentes no ambiente. O Benzo(a)pireno, em meio aeróbio, tem um tempo de semi-vida de 300 semanas.
Eles podem ser transportados ao longo de grandes distâncias na atmosfera, resultando numa distribuição generalizada (no ar, na água e nos solos) e desta forma têm um forte impacto direto na população humana.
(Castro C., 2000)
A poluição atmosférica por PAHs deve-se à combustão da matéria orgânica.
A poluição aquática por PAHs é causada principalmente por derrames, descargas e infiltrações de petróleo, águas residuais das indústrias e deposição atmosférica. Estes não só degradam o habitat aquático como também a qualidade da água.
A poluição terrestre por PAHs deve-se a emissões de vulcões, fogos naturais, atividades industriais, entre outras causas.
(Castro C.,2000)
Referências bibliográficas:
- Castro C. (2000) Dissertação: Doseamento de Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos em solos florestais. Mestrado em Controlo de Qualidade na área de especialização de Ambiente. Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto

1- Emissões de vulcões;
2- Fogos florestais;
3- Poluição das indústrias;
4-Descargas antropogénicas;
5- Extração de pretróleo;
6- Acidentes com petroleiros
Figura 6: Algumas fontes de PAHs no ambiente
Figura 7: Fontes e destino dos PAHs no solo

Adaptado de: Castro C.,2000
Retirado de: Castro C., 2000