top of page

Como pode o benzo(a)pireno afetar a minha saúde?

Em adultos, a exposição ao BaP foi associada a uma morfologia alterada dos espermatozóides, bem como à sua diminuição e ainda, à redução do número de ovos nas mulheres. Em níveis elevados de exposição aguda, o BaP foi também associado à supressão do sistema imunitário e lesões nos glóbulos vermelhos, o que pode levar à anemia. (TEACH Chemical Summary, 2006)

Devido à sua lipofilia, os hidrocarbonetos aromáticos, como o BaP, podem também atravessar a barreira hematoencefálica e causar alterações fisiopatológicas como perda da atividade neuronal e plasticidade sináptica bem como a morte de neurónios. (Guerreiro C. et al., 2016)

A exposição pré-natal e de crianças ao BaP, pode afetar o desenvolvimento cognitivo das mesmas e estar associada a problemas comportamentais como a desordem do défice de atenção e hiperatividade. (Guerreiro C. et al., 2016)

Além disso, a OMS (2013) encontrou evidências que relacionam a exposição ao benzo(a)pireno e outros HAP à morbidade e mortalidade cardiovascular(Guerreiro C. et al., 2016)

O benzo(a)pireno é classificado desde 2012 como um agente cancerígeno humano do grupo 1 pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro (IARC, 2010).

 

A localização dos tumores parece estar relacionada com a via de exposição. A inalação de BaP induz geralmente cancro no pulmão e a administração oral leva a tumores em vários órgãos ou tecidos, incluindo o trato gastrointestinal, fígado, e glândulas mamárias. (Ba Q. et al., 2015)

A exposição ocupacional a PAHs ocorre principalmente por inalação e através do contacto com a pele e está maioritariamente associada ao cancro do pulmão e da pele. (TEACH Chemical Summary, 2006)

Agente cancerígeno

Outros efeitos na saúde...

Referências bibliográficas:

  •  IARC, "Benzo[a]pyrene" (2010).

  • Ba Q. et al., 2015. Effects of benzo [a] pyrene exposure on human hepatocellular carcinoma cell angiogenesis, metastasis, and NF-κB signaling. Environmental health perspectives. Vol.123.

  • U.S. EPA, (2006),Toxicity and Exposure Assessment for Children’s Health. “Benzo(a)pyrene (BaP): TEACH Chemical Summary”

  • Guerreiro, C. B. B., et al., 2016. Benzo (a) pyrene in Europe: Ambient air concentrations, population exposure and health effects. Environmental Pollution. Vol.214 pp. 657-667.

bottom of page