top of page

Referências bibliográficas:

  • Eslamizad S. et al., (2016) Determination of Benzo[a]pyrene in Traditional, Industrial and Semiindustrial Breads Using a Modified QuEChERS Extraction, Dispersive SPE and GC-MS and Estimation of its Dietary Intake. Iranian Journal of Pharmaceutical Research. Vol. 15 pp. 165-174.

  • Fernádez C. et al., (2006) Tóxicos formados durante el procesado, preparación y almacenamiento de los alimentos: Toxicología alimentaria.

  • IARC "Benzo[a]pyrene" (2010)

  • Maria V. et al., (2002) Biotransformation and genotoxicity responses to PAHs in two teleost species. Fresenius Environmental Bulletin. Vol. 11 pp.609-615.

  • EC. Commission of the European Communities. Commission Regulation (EC) nº 208/2005 of 4 February 2005a amending Regulation (EC) nº 466/2001 as regards polycyclic aromatic hydrocarbons. Official Journal L034:3-5.

Sabias que...

...O risco de ingerires 1kg de carne grelhada pode ser até 600x superior ao risco de fumares 1 cigarro?

A principal fonte de Benzo(a)pireno (BaP) é através da dieta, sendo que a quantidade deste composto num quilo de carne pode equivaler a aproximadamente à de 600 cigarros. Esta relação é feita tendo em conta as quantidades encontradas em algumas carnes (Fernández C., et al., 2006) e em determinados cigarros (IARC, 2010), sendo que este número pode variar:

  • em relação à carne: a quantidade de BaP depende da quantidade de gordura, das condições de confeção e da quantidade de partes queimadas;

  • em relação aos cigarros: a quantidade de BaP depende do tipo e da marca de cigarros.

...O pão pode contribuir para a ingestão diária de BaP?

O pão é um alimento muito importante na alimentação humana, sendo uma boa fonte de energia.

  • É o pão e outros produtos derivados de cereais, que seguido da carne grelhada contribuíram mais para a ingestão diária total de BaP nos EUA.

  • Também na China foram declaradas três fontes principais de PAHs dietéticos: vegetais, farinha de trigo e frutas.

  • Num estudo recente feito no Irão 17,5% das amostras totais analisadas estavam contaminadas com BaP.

A contaminação do pão por BaP pode dever-se à contaminação de matérias-primas de panificação, como água e principalmente farinha, bem como ao processo de cozimento do pão.

(Eslamizad S., et al., 2016)

...Os peixes podem ser  indicadores de riscos ambientais?

O BaP pode ser encontrado disperso nos ambientes aquáticos. A Ria de Aveiro, por exemplo, localizada a Noroeste de Portugal, é rodeada de vários agregados urbanos e unidades industriais. Tem sido, ao longo de vários anos, o principal recetor de descargas antropogénicas o que leva ao aumento dos níveis de contaminação orgânica e inorgânica.

  • A contaminação por este tipo de compostos, como BaP, constitui uma preocupação generalizada devido à sua forte capacidade de bioconcentração, à sua persistência no ambiente e ao seu potencial mutagénico e cancerígeno em peixes.

E por isso, neste contexto, os peixes são frequentemente usados como organismos sentinela de riscos ambientais, servindo também como modelo in vitro na avaliação de efeitos tóxicos de poluentes, como BaP, presentes no meio aquático.

(Maria V., et al.,2002)

...A comunidade europeia estabeleceu níveis máximos de BaP em alguns alimentos?

A Comissão da Comunidade Europeia, através do Regulamento nº 208 de 04 de fevereiro de 2005, estabeleceu níveis máximos para benzo(a)pireno em alguns alimentos, tais como: peixes, óleos e gorduras (2,0μg/kg); crustáceos, carnes e peixes defumados (5,0μg/kg); moluscos bivalves (10,0μg/kg) e alimentos infantis (1,0μg/kg). (EC. Commission of the European Communities)

bottom of page